quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

História de Cordovil











Cordovil é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro!!








História
Predominantemente de classe média alta, faz divisa com os bairros de
Brás de Pina, Irajá, Vista Alegre, Parada de Lucas e Penha Circular. O local é tranquilo (nem tanto) e sereno sendo um ótimo lugar para viver.
Situado em terras que pertenceram no século XVII, ao Provedor da Fazenda Real Bartolomeu de Siqueira Cordovil, natural de Alvito,
Évora, Portugal, que posteriormente foi transformado no Engenho do Provedor da Fazenda Real, Francisco Cordovil de Siqueira e Mello, filho de Bartolomeu.
Em
1902, foi vendido pelos remanescentes da família para o Visconde de Moraes, que o loteou em 1912. A fazenda original pertencia a freguesia de Irajá. A Igreja Nossa Senhora da Apresentação, uma das mais antigas do Rio de Janeiro, pertencia ao Engenho do Provedor. O aniversário de fundação de Cordovil é em 5 de outubro, já que foi neste dia, em 1910, que ocorreu a inauguração da estação ferroviária do bairro. O aniversário foi estabelecido recentemente pelo projeto de lei nº 989/2002, da vereadora Rosa Fernandes, que incluiu no calendário oficial do município do Rio de Janeiro essa data.
Poucos sabem mas Cordovil é o primeiro bairro da capital a ser banhado pelas águas da
Baía de Guanabara. Ao final da rua Porto Baião, próximo à Linha Vermelha e ao Parque das missões, há um matagal que vai terminar na foz do Rio Meriti, que delimita o começo da capital. Infelizmente tal area não é própria para o banho, mas antigamente, então mais limpa, as pessoas da região administrativa de Cordovil (Vigário Geral, Jardim América e Parada de Lucas) faziam uso desse local.


Área
- Total
385,68
ha
População (2000)
- Total
46 533
Domicílios
15987
Rendimento médio mensal
R$600,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário